Mulher sorrindo na natureza.

Pequenas mudanças, grandes resultados: hábitos saudáveis

Pequenas mudanças, grandes resultados: hábitos saudáveis

Você sabia que hábitos saudáveis são como tijolos que constroem uma casa forte e resistente? Cada pequeno ato, por mais simples que pareça, contribui para uma vida mais saudável e feliz!

Beber mais água, fazer alongamentos durante o dia e comer frutas são apenas alguns exemplos de hábitos que podem fazer uma grande diferença na sua rotina.

Homem idoso bebendo um copo de água.

Imagine começar o dia sem estresse, com um copo de água, sentindo seu corpo mais leve após alguns minutos de alongamento ou saboreando uma fruta fresca como sobremesa! São pequenos prazeres assim que trazem grandes benefícios para a saúde.

Confira essa lista a seguir de alguns hábitos e os benefícios que eles podem te trazer.

1. Beba água regularmente

Ela transporta nutrientes e oxigênio pela corrente sanguínea, mantém a concentração correta dessas substâncias no sangue, regula a temperatura corporal, mantém a estrutura das nossas células e é vital para a excreção de substâncias tóxicas pela urina e fezes; estas são algumas das principais funções da água no nosso corpo.

Se não bebemos a quantidade suficiente de água por dia, essas atividades do corpo começam a falhar, podendo interferir no desempenho do nosso corpo durante o dia, na nossa energia, humor e disposição.

Então, pensando nisso, beba mais água!

Pessoa correndo na rua de um parque, foto dos seus pés.

2. Praticar atividade física

Todos já ouvimos falar que fazer exercício faz bem, melhora nossa saúde física e mental, mas como exatamente isso acontece?

Quando praticamos exercícios físicos regularmente, fazemos nosso corpo se acostumar cada vez mais com algumas coisas, como por exemplo:

  1. Produzir mais de alguns hormônios, como:
    • IrisinaConhecida como o hormônio do esporte, é produzida pelos músculos e promove gasto energético e metabolismo de gordura, transforma a gordura branca em gordura marrom;
    • Endorfina: Hormônio do bem-estar e relaxamento;
    • Serotonina: O hormônio da felicidade, que melhora humor e memória;
  2. Se adaptar cronicamente ao movimento: o corpo que está acostumado a fazer exercícios regularmente está mais pronto para entrar em movimento sempre que precisar e tem mais facilidade em encerrar esse movimento e entrar em estado de repouso sem gerar muito estresse para órgãos como coração e pulmão.
  3. Adquirir mais facilidade para bombear o sangue pelo corpo: o coração se fortalece, as artérias se dilatam, a pressão arterial diminui, fazendo com que o sistema cardiovascular aumente sua capacidade de “bombear” mais sangue e entregar mais oxigênio e nutrientes, gastando menos energia.

Então, não deixe de lado os exercícios se você se importa com a sua saúde! Comece aos poucos, mas não deixe de começar!

3. Dormir bem

Dormir bem significa adormecer rapidamente, acordar revigorado e sem interrupções ao longo da noite. Os benefícios disso são:

  • Acalmar e restaurar o corpo e a mente
  • Elevar a concentração
  • Regular o humor
  • Melhorar a memória
  • Consolidar as informações aprendidas durante o dia
  • Produzir o hormônio do crescimento (GH)

Para isso, você precisa ter um horário certo para dormir e acordar, manter o quarto escuro e silencioso, evitar fazer qualquer coisa que gere estresse antes de dormir, inclusive alguns alimentos (como café, energéticos, pimentas, açúcares…) e começar a relaxar 2 horas antes de se deitar.

4. Comer alimentos nutritivos

Uma alimentação equilibrada e nutritiva é aquela que fornece ao corpo todos os nutrientes necessários para o seu funcionamento, além de ser variada e harmoniosa, incluindo frutas, legumes, cereais integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Os benefícios disso acredito que você já saiba, mas dê uma olhada nesta lista abaixo:

  • Fortalece o sistema imunológico e o corpo como um todo;
  • Melhora nossa disposição;
  • Nos ajuda a regular o peso;
  • Evita complicações decorrentes do estilo de vida, como hipertensão, diabetes, problemas vasculares e cardíacos.
Mulher sorrindo na natureza.

5. Meditar ou praticar técnicas de relaxamento

Mindfulness é uma técnica de meditação que nos ajuda estarmos presentes no momento atual, sem julgamentos ou distrações. Seu objetivo é nos fazer focar em algo que estamos vendo ou ouvindo naquele momento, parar um pouco o que estamos fazendo e pensando para nos lembrarmos onde estamos, quem somos, o que estamos sentindo e o que é o mais importante agora, por exemplo.

Isso pode te trazer um relaxamento, um alívio do estresse, mais foco e concentração para continuar as tarefas, dependendo do horário que você faz pode ajudar no sono e é uma prática que estimula a memória e o cérebro a pensar e até enxergar as coisas de uma forma diferente.

6. Limitar o tempo nas redes sociais

Já foi comprovado que as redes sociais aumentam nossa ansiedade, nos desestimula a participarmos de interações presenciais, nos fazendo esquecer da importância que elas tem e nos atrapalha na percepção da nossa própria imagem.

Aqui estão algumas ideias do que fazer para gastar menos tempo no mundo virtual:

  • Faça uma curadoria: mantenha em suas redes apenas páginas e pessoas que tragam sensações de tranquilidade e conteúdos edificantes; 
  • Desative notificações: assim, você evita a necessidade de checar imediatamente qualquer movimentação das redes;
  • Estabeleça uma meta de uso: tenha um tempo limite para gastar com as redes sociais, cuidando para não ficar lá por tempo em excesso;
  • Tenha outros passatempos: não use apenas as redes sociais para se distrair, lembre-se de outros hábitos e hobbies e incorpore-os novamente à sua rotina;
  • Foque na sua vida presencial: quando estiver conversando — seja no trabalho, durante as refeições ou até mesmo enquanto assiste a um filme —, deixe o celular longe para aproveitar o momento com 100% de atenção, sem o distrativo das redes;
  • Tenha senso crítico: lembre-se de que as redes mostram apenas um recorte positivo (e editado) da vida das pessoas. Então, não faça comparações tomando o que vê por lá como realidade.
Mulher lendo um livro sentada no sofá.

7. Ler

Ler afeta o cérebro de várias formas, desde a melhoria do funcionamento cerebral até a criação de novos circuitos cerebrais: 

  • Estimula o cérebro, melhorando o raciocínio, a concentração, a memória e a capacidade de interpretar textos;
  • Ler pode ajudar a atrasar sintomas de doenças como Alzheimer, demência e doenças psíquicas;
  • Constrói e reforça conexões neuronais, criando novos circuitos cerebrais, ou seja, faz com que seu cérebro encontre outros caminhos para chegar a novos pensamentos;
  • Estimula a criatividade e expande o vocabulário;
  • Ajuda na concentração;
  • Traz relaxamento.

8. Passe tempo na natureza

Quando você está em um espaço verde, você para, escuta, respira. Sua frequência cardíaca diminui, você se sente mais calmo e seu pensamento fica mais claro. Você para e se permite relaxar.

E é por causa disso que passar mais tempo em áreas verdes pode ter um impacto duradouro em sua saúde e bem-estar!

O alívio do estresse que o banho de natureza nos traz vem junto com uma melhora do nosso sistema imunológico, reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca e melhora o nosso humor.

Passe pelo menos 2 horas por semana em alguma área verde e veja a diferença que isso faz!

Que tal escolher um hábito para começar hoje?

Compartilhe sua experiência conosco, perceba a diferença que este hábito novo faz no seu dia a dia e inspire outras pessoas a começarem essa jornada junto com você!

Sobre Saúde!

Você sempre
ganha mais!