Acolher, ouvir, cuidar
Qual seria a sua reação se alguém, olhando nos seus olhos, fizesse a seguinte pergunta: o que importa para você? No mês de junho deste ano, algumas instituições de saúde no mundo resolveram fazer essa mesma pergunta aos seus pacientes para compreender o que realmente era relevante para eles. A ação era parte do movimento global What Matters To You? (“O que importa para você?”), criado em 2010 pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI). O objetivo é fazer com que, em todo dia 6 de junho, hospitais e instituições que cuidam de pessoas encorajem e apoiem conversas mais abertas e significativas entre os profissionais de saúde e seus pacientes e familiares.
Alguns resultados foram surpreendentes porque, ao parar para escutar profundamente seus pacientes, as instituições puderam fazer a diferença e humanizar o cuidado assistencial com gestos simples.
O Hospital Monklands, no Reino Unido, decidiu reduzir a temperatura da enfermaria após ouvir de todos os pacientes que o calor lá dentro era insuportável. Na Royston Court Care Home, uma casa de repouso para idosos na Escócia, um senhor falou o quanto era importante para ele proteger seus pertences. Dito e feito: ele ganhou uma chave para trancar a porta de seu quarto. Muitos residentes explicaram ainda que o entretenimento era essencial a todos, como dominós, quebra-cabeças e quizzes, e pediram que fossem organizadas atividades regularmente.
Em 2018, os hospitais do Americas Serviços Médicos participaram pela primeira vez da campanha, com os colaboradores abraçando a iniciativa. Em São Paulo, o Hospital Carlos Chagas preparou uma festa-surpresa de debutante para uma paciente de 15 anos, um grande sonho que ela queria realizar, mas que não seria possível por falta de condições financeiras da família. O Hospital Paulistano (SP), por sua vez, preparou uma festa de despedida para comemorar a alta de um paciente, enquanto o Hospital TotalCor (SP) promoveu o reencontro de uma paciente com a filha – elas estavam sem se falar havia dois anos.
No total, os hospitais participantes da campanha realizaram 40 ações com pacientes. “A paciente que reencontrou a filha se emocionou muito e ficou extremamente agradecida pela importância que o hospital deu ao seu desejo. Os filhos agradeceram esse projeto e citaram o quanto foi importante para a família. Essas ações também fizeram bem aos nossos colaboradores”, conta a diretora nacional de Atendimento do Americas Serviços Médicos, Rita de Cássia Grotto. Para ela, iniciativas como o What Matters To You? são fundamentais porque olham para o paciente em sua totalidade como indivíduo, legitimando suas opiniões e escolhas para a melhora da prática assistencial e dos processos internos.
“É colocar o paciente como foco de todo o cuidado assistencial, tornando o tratamento mais plural e compassivo.”
Quer ler mais?
Saiba mais sobre este assunto na Revista Americas!