5 Coisas para saber sobre o Setembro Amarelo

5 Coisas para saber sobre o Setembro Amarelo

1. O que é saúde mental?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Saúde Mental é um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo, em que ele pode desenvolver suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir com a comunidade. O bem-estar de uma pessoa não depende apenas do aspecto psicológico e emocional, mas também é determinada pelos aspectos sociais, ambientais e econômicos, é influenciada pelo ambiente ao nosso redor.

2. O que leva alguém ao suicídio?

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS.

Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

3. A depressão é algo recente?

Não, na verdade muitos filósofos dos séculos 5 e 4 a.C., por exemplo, falavam bastante sobre distúrbios mentais e inclusive buscavam uma maneira de curar isso. O filósofo Aristipo, que viveu no século 5 a.C., costumava aconselhar as pessoas a se concentrarem no presente para evitar distúrbios mentais:

Concentre sua mente no dia e, de fato, na parte do dia em que está agindo ou pensando. Somente o presente nos pertence, não o passado nem o que está sendo antecipado. O primeiro deixou de existir, e é incerto se o segundo existirá. 

4. Como reconhecer pessoas que pensam em tirar a própria vida?

Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe

O presidente da ABP, Antônio Geraldo da Silva, explica:

As pessoas com ideação suicida dão sinais que são pedidos de ajuda, através de frases e ações. Alguns comentários que demonstram desespero, desamparo e desesperança, como ‘eu desejaria não ter nascido’, ‘eu preferia estar morto’, ‘caso não nos encontremos de novo’, além de comportamentos como o isolamento social, alterações de humor, impulsividade, baixa autoestima e a organização de despedidas podem ser sinais de alerta.

5. Como podemos ajudar essas pessoas?

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.

Para as pessoas que querem e precisam conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do telefone: 188, chat ou e-mail. E há também a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que é formada por vários serviços de saúde com finalidades e características distintas. São serviços da rede pública de saúde do SUS que seguem os princípios fundamentais da universalidade, integralidade e equidade, buscando proporcionar atendimento acessível, amplo e justo para todos e todas.

O lema deste ano é  “Se precisar, peça ajuda!” e podemos ajudar incentivando as pessoas a isso e divulgando esses canais acima para que elas saibam que eles existem e que podem achar a ajuda que elas precisam através de uma simples ligação, mensagem ou e-mail!

Referências

  1. Setembro Amarelo “A campanha Setembro Amarelo® salva vidas!”, 2024, https://www.setembroamarelo.com/  
  2. Gov.br “Setembro Amarelo é o mês dedicado a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio”, 2024, https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/comunicacao/noticias/noticias/2023/setembro/setembro-amarelo-e-o-mes-dedicado-a-campanha-de-conscientizacao-sobre-a-prevencao-do-suicidio 
  3. Ministério da Saúde “Saúde Mental”, https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-mental 
  4. BBC “Quatro coisas que os antigos gregos e romanos sabiam sobre a saúde mental”, 2024, https://www.bbc.com/portuguese/articles/cnvyr6eq45yo 
  5. Setembro Amarelo “Vamos falar sobre suicídio? Entenda o que é e quais são os sinais!”, 2022, https://www.setembroamarelo.com/post/vamos-falar-sobre-suic%C3%ADdio-entenda-o-que-%C3%A9-e-quais-s%C3%A3o-os-sinais 

Sobre Saúde!

Você sempre
ganha mais!