Desde 2022 ela tem causado surtos em muitos países, principalmente na Europa e América do Norte, e agora veio com força para o Brasil. O estado de São Paulo tem o maior número de casos confirmados do Brasil, desde junho de 2022. A maioria dos casos confirmados é do sexo masculino. Até janeiro deste ano foram relatadas 16 mortes por mpox no Brasil. Mesmo assim, não se pode classificar o panorama atual como surto epidemiológico, e de acordo com o Ministério da Saúde não é efeito colateral da vacina contra a covid-19.
O Que É?
É uma doença viral que causa cansaço, febre, calafrio, dor de cabeça, dor no corpo, ínguas, bolhas e feridas na pele. Qualquer pessoa pode apresentar os sintomas.
É Contagiosa?
Sim, e sua transmissão ocorre por contato com as secreções das vias respiratórias de alguém infectado, seja por contato direto (beijo, abraço, relação sexual) ou indireto (compartilhar objetos contaminados com os fluidos do paciente ou materiais de lesão).
Tem Tratamento?
Não, o que é possível fazer é aliviar os sintomas e prevenir mais problemas no futuro. Se estiver com sintomas, evite contato com outras pessoas e consulte um médico.
Referências
Ministério da Saúde “Mpox: entenda o que é a doença e as formas de prevenção”, 2024, https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-com-ciencia/noticias/mpox-entenda-o-que-e-a-doenca-e-as-formas-de-prevencao
Manual MSD “Mpox (Monkeypox)”, 2023, https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/doen%C3%A7as-infecciosas/v%C3%ADrus-pox/mpox-monkeypox